21 de fevereiro de 2012

Onde está o seu coração?

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23
Gostaria de começar esse texto com algumas perguntas… Onde está o seu coração? Quem é que cuida dele? Ele está guardado ou exposto?
Como vimos em Provérbios 4.23, Deus nos alerta a guardar o nosso coração acima de todas as coisas, pois dele é que procede as fontes da vida! Através dele e do que há nele, tomamos atitudes e decisões, além disso, o que sai da nossa boca é resultado daquilo que o nosso coração está cheio (Lucas 6.45).
Devemos guardar o nosso coração, e a melhor maneira de guardá-lo é entregando nas mãos do Pai. 
Quando entregamos o nosso coração a Deus, podemos descansar Nele! Quando colocamos o nosso coração nas mãos do Senhor, nem o diabo pode tocá-lo, porém, a única pessoa que pode tomá-lo de volta somos nós mesmos.
Mas como podemos manter o nosso coração no lugar certo, que é em Deus? Como?
1º) Guardando a Palavra de Deus no coração
“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
Guardamos o nosso coração quando guardamos a Palavra de Deus nele. Sim, quando mais conhecemos a Palavra, mas somos guiados pela Palavra e não pelos sentimentos, nem por circunstâncias. Além disso, quando guardamos a Palavra, também estamos nos guardando do pecado.
O nosso coração por natureza é enganoso, mas em Deus, através de sua Palavra, nós conseguimos obter um coração sábio.
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17:9
“Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo certo e a maneira certa de agir.” Eclesiastes 8:5
É pessoal, quem guarda o coração não sofre decepção, pelo contrário, Deus honra o coração obediente e o dá sabedoria.
2º) Expondo-o para as pessoas certas
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” Provérbios 11:14
Não tem como, para vencer o coração enganoso é preciso obter um coração sábio, com isso, além de conhecer a Palavra, dedicarmos à ela e obedecê-la, também devemos buscar as pessoas certas para nos ajudar, tanto em conselhos como em direções, essas pessoas devem ser os homens e mulheres de Deus que o Senhor tem colocado sobre as nossas vidas, nossos pais, pastores, líderes e claro, o próprio Deus.
O problema de muitos é que, além de não guardar o coração, estão expondo para as pessoas erradas, pessoas estas que por não estarem com o coração no lugar certo, consequentemente geram ainda mais confusão e dureza no coração daqueles que ouvem os seus conselhos.
Outra maneira das pessoas expor o coração é, enchendo-o de porcarias. Sim, quando dedicamos o nosso tempo e consequentemente o nosso coração à novelas, games, programas, músicas e filmes que sem nós percebermos, estão tomando conta do nosso coração, e roubando aquilo que o Senhor tem para nós, gerando assim, uma vida morna em Deus.
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”Mateus 6:21
3º) Coração quebrantado
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139: 23,24
“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” Salmos 51:17
Devemos colocar o nosso coração diante de Deus todos os dias, para que ele permaneça no lugar certo, todos os dias. Isso acontece quando somos sinceros com Deus, quando nos oferecemos a Ele todos os dias o nosso coração e o nosso ser, pedindo a Ele que sonde o nosso coração e tire tudo aquilo que o desagrada.
Deus se importa com o seu coração, Ele quer ser dono do seu coração, pois Ele te ama muito e não quer ver o seu coração machucado, e sim, quebrantado. Quando quebrantamos o nosso coração diante de Deus, e expomos ao Pai o que se passa dentro Dele, Ele mesmo coloca as suas mãos em nosso coração e tira tudo aquilo que trás peso, dor e tristeza. Deus quer curar, mudar e encher o seu coração daquilo que realmente vale a pena, da presença de Deus, da graça e do amor Dele! 
Bom pessoal, hoje (23/01/2012) foi isso que Deus colocou em meu coração para vir aqui compartilhar com vocês, e com certeza, serviu muito para mim também.
Um grande abraço daquele que assim como vocês, precisa estar com o coração no lugar certo, todos os dias, para permanecer no caminho certo, que é Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário